Mídias sociais – Seriam sinais de retrocesso?

21 de dezembro de 2012

Twitter X InstagramEm um mundo ideal, a tecnologia teria como principal objetivo facilitar as nossas vidas, deixando-as mais práticas e flexíveis. O sonho de ter informação em qualquer lugar e compartilha-las  através de qualquer meio é dado como caminho certo na internet, “só que não”.

Recentemente o serviço de miniblog Twitter parou de exibir imagens compartilhadas do Instagram (agora comandada por Mark Zuckemberg) e lançou um novo serviço próprio para edição de imagens com o intuito de substituir o Instagram.

Isso deixa claro o quanto as empresas estão tentando unificar toda a experiência do usuário dentro de suas “linhas de produtos”. Outro caso recente gira entorno das gigantes Apple e Google, onde o serviço Google Maps (antes nativo no sistema IOS) foi excluído, dando lugar ao serviço próprio de mapas da Apple (Apple Maps), que não se mostrou ser páreo ao serviço oferecido pela concorrente (muito pelo contrário, virou até piada na internet e alvo de muitas críticas, podendo levar até a morte do usuário).

É bastante irônico notar que há 1 ano atrás, os aplicativos eram mais flexíveis, mais interligados, permitindo ao usuário usar o serviço da maneira que melhor lhe convinha. Muitos, como eu, vão achar isso um retrocesso na maneira de pensar da indústria, dificultando a experiência do usuário em troca da falsa idéia que, para manter um consumidor, você precisa usar algemas, impondo seus produtos, obrigando-os a usar, não o melhor produto, mas sim o que vem junto no pacote.

Em um mundo onde a integração parece ser a palavra-chave, ir na direção oposta, não me parece ser uma boa idéia.

QUEM POSTOU

é formado em administração de empresas, trabalha como gerente de projetos na @agenciacleek, scrum master, SEO, palpiteiro, palestrino e viciado em video games até hoje.

Últimos artigos publicados pelo autor SEO Canonical Element dislike-button-nao-curti Imagem Destacada - Twitter x Instagram Imagem Destacada - Você sabe o que é SEO On Page ou On Site? Imagem Destacada - O que esperar dos mecanismos de busca para o futuro? Imagem Destacada - Marketing Inbound – Preparado para essa demanda?

DEIXE SEU COMENTÁRIO