Otimização Off Page – Dicas para fazer Link Building

17 de novembro de 2012

Antes de me aprofundar no assunto de otimização Off Page, gostaria de deixar claro que, para que essa etapa de otimização seja bem sucedida, é fundamental levar em consideração as estratégias de otimização On Page, que devem ser realizadas em etapas anteriores (infelizmente não entrarei em detalhes nesse post, porém prometo abordar essas questões futuramente).

A otimização “fora do site” visa adquirir contatos externos que, de certo modo, interajam com o seu website agregando valor ao seu conteúdo, tornando-o referência entre os demais.

Por exemplo, imagine um blog que trate sobre assuntos relacionados a internet, poste uma notícia sobre otimização de sites e, em determinado tópico, cite esse post em seu conteúdo, linkando-o diretamente para cá. Ao fazer isso, esse mesmo post que você esta lendo agora, torna-se referência sobre o assunto e, consequentemente, mais relevante para os robôs dos sistemas de busca.

Apesar de ser de grande valia, a obtenção desse link externo não teria muita eficácia se, o visitante vindo de outro blog, encontrasse aqui um site mal estruturado, com conteúdo confuso, imagens e links quebrados (problemas On Page). Por isso, volto a insistir que tanto a otimização On Page quanto a Off Page, devem ser trabalhadas como se fossem uma dependente da outra, mesmo que indiretamente.

 

Monitorando seus Backlinks

A prospecção de links externos é talvez a forma mais importante para se obter melhores posições na SERP (Search Engine Results Page) e que dê mais trabalho aos profissionais de SEO. Esse trabalho deve ser bem planejado e principalmente bem monitorado, pois um dos erros mais comuns nesse ramo, é a falta de um bom relatório de backlinks que apontem para o seu site (e de seus concorrentes) e a forma de como eles estão apontando.

Existem muitas ferramentas hoje na internet que podem te auxiliar nesse monitoramento como o próprio webmaster tools do google, o site Backlink Watch, o Linkscape da gigante SEOmoz, entre outros.

 

A importância do texto-âncora

A forma como esses links apontam, também é fator muito importante para a otimização. Deve-se ter uma lista de keywords a serem trabalhadas e aplicá-las como textos-âncoras para as suas respectivas landing pages.

Usando ainda o caso do blog sobre assuntos relacionados a internet, veja o exemplo abaixo:

  • Exemplo prático de como NÃO se deve fazer:

“Para saber mais sobre otimização off page <a href=”http://www.cleek.com.br/blog/seo/otimização-off-page.php”>clique aqui</a>”

  • Exemplo prático de como se deve fazer:

“Para os leitores que gostaram e querem saber mais sobre  <a href=”http://www.cleek.com.br/blog/seo/otimização-off-page.php”> otimização Off Page </a> visitem o blog da Agência Cleek.”

Veja que no exemplo citado acima, existe uma grande diferença entre as referências. Apesar de ambos os casos linkarem para o post deste blog, na forma correta, usamos como texto âncora uma keyword importante para a indexação. Já na forma errada, além de não usarmos uma keyword como texto âncora, usamos a frase “clique aqui” que já não é bem vista pelos visitantes devido ao mal uso pelos praticantes de black hat (os famosos spammers).

 

Técnicas abusivas de Link Building

Muitas pessoas traçam um atalho para obtenção de backlinks usando técnicas que o Google considera abusivas, como compra ou troca indiscriminada de links, links escondidos no código do site, entre outros meios obscuros. Como tudo que é fácil não dura, o Google esta sempre atualizando e melhorando seu algoritmo para punir esses atos contra suas políticas de uso.

 

Conclusão

A melhor maneira de se obter backlinks de qualidade é ter um conteúdo/produto/serviço também de qualidade, que seja referência no ramo, que agregue valor as pessoas, gere interesse de seus consumidores e admiração de seus concorrentes.
Esse conteúdo então, deve ser disposto em um site otimizado On Page, para a partir daí, ser feito um trabalho focado em Link Building.

Criar conteúdo de valor é um trabalho árduo, com resultados a longo prazo, mas fundamental para a próxima etapa de uma boa estratégia Off Page: A etapa das mídias sociais (assunto para um próximo post).

O intuito dos buscadores é filtrar a informação de forma que consigam levar as pessoas, resultados mais ricos e precisos com suas necessidades. Parece complicado? Eu diria que, realmente, não é tarefa das mais fáceis, principalmente porque a empresa precisa entender perfeitamente o seu papel no todo. É uma longa caminhada até o topo da SERP, e ao chegar lá, o caminho se torna ainda mais estreito e cheio de desafios. É nessas horas que um trabalho bem feito desde o começo, mostra suas raízes mais fundas.

QUEM POSTOU

é formado em administração de empresas, trabalha como gerente de projetos na @agenciacleek, scrum master, SEO, palpiteiro, palestrino e viciado em video games até hoje.

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