Você sabe o que é SEO On Page ou On Site?

12 de dezembro de 2012

Muito se fala sobre SEO (Search Engine Optimization) mas pouca gente realmente procura entender suas vertentes. Primeiramente, gostaria de explicar que SEO faz parte do SEM (Search Engine Marketing), que nada mais é do que um conjunto de técnicas de marketing que visam aumentar a visibilidade de um website dentro da pesquisa orgânica dos mecanismos de busca.

Visto isso, a otimização on page de um site visa literalmente jogar o foco para dentro do site, mais específicamente em seu código e conteúdo, permitindo que os mecanismos de busca encontrem o seu site e naveguem através dele, de maneira fluída, respeitando todas as orientações e especificações para uma boa experiência do visitante.

Podemos então simplificar alguns itens para melhor entendimento do SEO on page de um website:

  • Validação da página (W3C): Graças aos conceitos da internet 2.0 e o aumento da banda larga, qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode colocar informação na internet de maneira rápida e prática. Isso gerou uma grande quantidade de informações na rede, sem qualquer tipo de restrições ou regras, gerando uma verdadeira bagunça e grandes dificuldades para os mecanismos de busca indexarem aquilo que o usuário considera relevante. Para resolver isso, o W3C (Consórcio World Wide Web) criou e regulamentou um conjunto de regras que os desenvolvedores devem seguir como “boas práticas” em seus projetos.
  • Meta informações: Item muito importante em otimização on page. As meta tags além de passar as principais informações de um site para os visitantes, elas servem para ajudar os mecânismos de busca a entenderem informações específicas sobre esse site. É por exemplo, o responsável pelo snippet (imagem abaixo) do site na busca orgânica.

    Snippet Busca Orgânica - Google
  • URLs amigáveis:  Importante para o usuário, pois agrega informação sobre a página logo em sua URL (Exemplo: www.cleek.com.br/seo/otimizacao-on-page). Para os robôs também é importante, pois podemos trabalhar usando keywords na própria URL, facilitando a indexação pelo termo usado.
  • Otimização do conteúdo: Estabelecer o que é título,  subtítulo, parágrafo, parece besteira, mas faz toda a diferença de como o conteúdo é visto, tanto para o robô, quanto para o usuário (nada mais agradável do que ler uma notícia bem formatada). Importante fazer o uso correto das tags H1, H2, H3, assim como evidenciar pontos chaves no conteúdo pelo uso da tag “strong”. O correto uso de listas também ajudam na visualização e na qualidade, assim como imagens e vídeos são extremamente bem vindos para enriquecer ainda mais seu conteúdo.
  • Sitemap.xml e Robots.txt: Se o website for desenvolvido com uma boa estrutura, teoricamente, não precisaríamos usar um sitemap para os robôs. Porém, para garantir que as páginas sejam indexadas corretamente, é importante fazer um sitemap dizendo ao robô quais são as páginas mais importantes. No caso do robots, já é o contrário. As vezes não é necessário a indexação de certas páginas (como uma página de login por exemplo), então podemos usar o arquivo robots dizendo ao robô para não indexar essa página.
Existem outros cuidados que devemos tomar quando estamos trabalhando na otimização on page de um site, porém deixarei para entrar em detalhes em posts futuros (como o canonical element, por exemplo). O importante é ter a consciência que a otimização on page está diretamente ligada a otimização off page e, que o sucesso de uma, depende diretamente do sucesso da outra. É um erro bastante comum achar que um projeto iniciado sem os devidos cuidados on page, pode ter sucesso em sua otimização, dependendo exclusivamente das estratégias off page. Pense que o projeto mal estruturado é igual a uma árvore de raízes fracas, ela pode crescer e dar frutos, mas sempre estará suscetível a ventanias (concorrentes)..

QUEM POSTOU

é formado em administração de empresas, trabalha como gerente de projetos na @agenciacleek, scrum master, SEO, palpiteiro, palestrino e viciado em video games até hoje.

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