Marketing Inbound – Preparado para essa demanda?

20 de novembro de 2012

Hoje em dia, esconder ou omitir qualquer informação de seus consumidores (nas famosas “entrelinhas”), pode trazer resultados negativos e, em alguns casos, irreversíveis para o seu negócio.

Apesar de nunca ter sido novidade, em outros tempos os consumidores não tinham tanto poder (leia-se informação) para tomada de decisões (o que deixavam as empresas em uma posição cômoda, sem a preocupação em ganhar a fidelização do consumidor).

Hoje com toda a inclusão digital em que vivemos, os consumidores estão cada vez procurando mais por informações sobre os produtos em fóruns, blogs, grupos de discussões e mídias sociais, antes de se decidirem pela compra.

Essa nova forma de consumo traz mudanças radicais na forma de competir entre as empresas e reflete diretamente em como uma empresa deve se comportar no meio online.

Depois de alguns anos trabalhando em agência web, sei bem como pode ser frustrante fazer um excelente trabalho de SEO, gastando horas e mais horas planejando uma estratégia de link building, feito parcerias incríveis com blogs do meio, ou seja, seguido a risca os mandamentos do bom planejamento de SEO e mesmo assim os contatos adquiridos não converterem. E quando você acha que não da para ficar pior, além de não converterem, a rejeição pela marca do cliente cresce na mesma proporção dos seus esforços em atingir o consumidor.

 

O que pode estar dando errado?

É claro que podem ser inúmeros os fatores que impedem uma empresa do sucesso, porém, como no exemplo citado acima,  não adianta a agência ter feito um excelente trabalho de SEO se a empresa do cliente não estiver engajada e preparada para receber essa demanda.

Eu já perdi as contas de quantas vezes presenciei o aumento de visitas no site de clientes, gerando aumento de seguidores em suas mídias sociais e, mesmo assim, o cliente não atualiza / responde / interage com esse visitante.

Há casos piores onde os posts do blog de um cliente apareciam em primeiro lugar no Google para o termo “materiais de construção” e dezenas de comentários nesse mesmo post eram negativos a empresa.

É aí que entra o engajamento em marketing inbound, onde o consumidor depois de ser atraído para o site (graças ao bom trabalho de SEO on page e off page), a empresa deve estar preparada para atender esse público nos mais diferentes canais de atendimento. É cada vez mais comum ver perfis de empresas nas mídias sociais fazerem o papel de SAC, ilustrando bem essa nova forma de atuação junto ao consumidor.

Na imagem abaixo, podemos ter uma boa ideia de como uma empresa engajada deve se portar para atingir um bom resultado junto ao seu público.

Infográfico Marketing inbound - Atrair clientes

Fica bem evidente o quanto as mídias sociais ganham importância nessa empreitada, sendo responsável pelo contato direto com o cliente, promovendo interações, compartilhando conteúdo, atraíndo visitantes para o site da empresa, transformando esses visitantes em “seguidores” e acabando com aquela velha história de “vendedores chatos” que importunam, correndo atrás dos consumidores, tentando vender seus produtos a qualquer custo.

Agora me diga, de que adianta estar presente nas redes sociais se não for fazer a diferença agregando valor para o seu público?

Para colocar em prática o marketing inbound – primeiro de tudo – é ter consciência que as estratégias da empresa no meio físico devem estar alinhadas com as do meio online. Tenha certeza que seus profissionais estão preparados para receber essa demanda crescente, em todos os canais de atendimento que a empresa faz parte.

Se não for bem planejada e estruturada essas novas estratégias de marketing digital, a empresa pode até ter um aumento de visitantes, porém não serão convertidos em “seguidores” fiéis a marca e muitos criarão repulsa, gerando o efeito contrário ao desejado.

QUEM POSTOU

é formado em administração de empresas, trabalha como gerente de projetos na @agenciacleek, scrum master, SEO, palpiteiro, palestrino e viciado em video games até hoje.

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