Criando sites otimizados – Canonical Element

3 de março de 2013

Apesar de não ser um recurso novo, muita gente ainda não conhece a funcionalidade do canonical element e sua importância para certos tipos de sites (e-commerce por exemplo).

Certamente, para criação de loja virtual, precisamos tomar cuidado redobrado com páginas que o Google considera como conteúdo duplicado. Imagine uma loja virtual especializada na venda de tênis, onde a página do “tênis x” apresente a seguinte URL:

  • http://www.lojadetenis.com.br/tenis.php?marca=x

Espera-se que essa página tenha todas as informações referentes ao produto como descrição, informações de pagamento, opções de tamanho e cores. Quando escolhemos uma cor específica de tênis, geralmente é mudado uma variável na URL como mostrado no exemplo abaixo:

  • http://www.lojadetenis.com.br/tenis.php?marca=x.var=azul

Sendo assim, o fato de possuir duas URLs diferentes possuindo o mesmo conteúdo caracterizaria como página duplicada, sendo passível de penalidades do Google. Para que isso não ocorra, o próprio Google recomenda o uso da tag canonical no cabeçalho de ambas as páginas, canonizando assim a página com a variável em sua URL.

Confira abaixo o uso do canonical element:

<head>
<link rel=”canonical” href=”http://www.lojadetenis.com.br/tenis.php?marca=x”>
</head> 

Usando esse recurso, o Google entenderá que a página com a variação na URL é realmente apenas uma variação da URL principal e indexará somente uma das páginas em questão.

QUEM POSTOU

é formado em administração de empresas, trabalha como gerente de projetos na @agenciacleek, scrum master, SEO, palpiteiro, palestrino e viciado em video games até hoje.

Últimos artigos publicados pelo autor SEO Canonical Element dislike-button-nao-curti Imagem Destacada - Twitter x Instagram Imagem Destacada - Você sabe o que é SEO On Page ou On Site? Imagem Destacada - O que esperar dos mecanismos de busca para o futuro? Imagem Destacada - Marketing Inbound – Preparado para essa demanda?

DEIXE SEU COMENTÁRIO