Critérios de desenvolvimento e padrões Cleek

9 de novembro de 2012

Hoje em dia, com o avanço rápido da tecnologia dentro da internet, o desenvolvimento de website deixou de ser uma tarefa que qualquer pessoa possa fazer, e se tornou algo “mais profissional” do que há 5 – 10 anos atrás. Antigamente, era muito simples colocar um site online, qualquer pessoa com o mínimo conhecimento conseguia atingir tal objetivo.

Hoje em dia, o profissional deve estar constantemente atualizado com as últimas tendências web e rigorosos padrões que vem se implementando. Nesse post, gostaria de apresentar aos nossos visitantes e clientes os cuidados que nossa agência toma antes de criar o seu website.

 

Planejamento e arquitetura

Antes de colocarmos a “mão na massa”, efetuamos uma análise minuciosa de cada cliente e os objetivos que ele deseja atingir com o site. Seja um simples site institucional ou um complexo desenvolvimento de sistema, nossa equipe se reúne antes de cada projeto a fim de planejar como será o desenvolvimento. Após feito o planejamento, damos início ao que chamamos de wireframe, ou maquete do site. É nesta etapa em que montamos toda a arquitetura do projeto e garantimos que todos os detalhes sejam pensados antes de darmos início.

 

Criação do layout

Com a maquete do site aprovada pelo cliente, começamos o desenvolvimento do website. Todos os nossos layouts são exclusivos e iniciados do início. Não seguimos modelos prontos ou utilizamos templates. Nossos sites seguem uma característica minimalista, elegante e moderna. Acompanhamos de perto as últimas tendências e o que está sendo feito na internet para trazermos o que há de melhor para os nossos sites.

Seguindo nossa política de satisfação, refazemos quantas vezes forem necessárias cada etapa do projeto e conseguimos sempre atingir os resultados esperados pelos nossos clientes, garantido assim, que eles tenham um site com a cara que desejam. Seja o logotipo, determinadas áreas, seções ou todo o conceito do website, trabalhamos junto com nossos clientes, refazendo quantas vezes forem necessárias até atingir o objetivo esperado.

 

Programação do website

É na programação que damos vida ao site e nos preocupamos com os rigorosos padrões de desenvolvimento e arquitetura. Dizemos aos nossos clientes que toda a beleza que eles vêem por fora de nossos sites também está por dentro deles, em sua programação. Os profissionais que trabalham na Cleek estão constantemente se atualizando e aperfeiçoando suas técnicas em programação.

Na programação “front-end”, que é aquela que o visitante tem contato no site, nos preocupamos com:

  • A compatibilidade entre navegadores, celulares e tablets. Isto é, todos os projetos são feitos utilizando uma linguagem que os dispositivos possam ler facilmente. Testamos todos os sites em dispositivos e navegadores mais utilizados, a fim de garantir que os visitantes não terão problemas ao acessar.
  • Otimização do site para buscadores como o Google. Esta é uma área, em que temos um profissional dedicado, a se atualizar constantemente sobre técnicas de otimização, e garantir que todos os projetos estão sendo feitos da melhor forma, para que os buscadores os indexem com maior facilidade.
  • Utilização de recursos e bibliotecas em Java Script, possibilitando dar “vida” ao site e garantindo a compatibilidade entre computadores.
  • Manter um código limpo e legível, seguindo os padrões estabelecidos pela w3c (World Wide Web Consortium), que ajudam a garantir uma boa legibilidade de código pelos navegadores, e consequentemente a compatibilidade entre eles.

Na programação “back-end”, que podemos chamar de o “cérebro do site”, arquitetando e processando todas as informações e funcionalidades, nos preocupamos com:

  • A segurança do código, prevenindo pessoas mal intencionadas obter informações confidenciais, e causar outros males.
  • Velocidade de processamento. Todo o código é testado para garantir uma boa velocidade de acesso dos visitantes ao site.
  • Organização e legibilidade do código. Seguimos o padrão de arquitetura MVC para boa organização e legibilidade do código, para com isso, qualquer programador poder trabalhar na manuntenção do site caso haja necessidade.

 

Testes

Por fim, reservamos um grupo de pessoas dentro de nossa agência para poder efetuar os testes no final de cada projeto. Além dos testes de compatibilidade já mencionado anteriormente, tentamos buscar erros de programação, navegabilidade e usabilidade. Este é o primeiro contato do site com pessoas que não participaram do projeto a fim de tentar obter um “feedback” inicial e corrigir eventuais bugs e problemas antes de publicarmos nos servidores de nossos clientes.

Essas são as 4 etapas que seguimos a cada projeto desenvolvido. Todo projeto começa com planejamento e arquitetura das informações.  Depois passa para o desenvolvimento da parte gráfica, logotipo e layout do website. Ai damos vida ao website com a sua programação em duas etapas, sendo a primeira do layout e a segunda de suas funcionalidades e recursos. E por fim, efetuamos uma bateria de testes para garantir que o projeto tenha atingido as expectativas do cliente e da agência.

QUEM POSTOU

DEIXE SEU COMENTÁRIO